Descrição do Projeto
“Quanto Café” é um projeto de embalagem para cafés especiais, com foco na experiência do cliente no uso e pós uso do produto. Dada a grande variedade de tipos de cafés especiais, imaginamos uma forma de se vender café que introduzisse o cliente nesse universo de maneira lúdica e didática, sendo assim criamos um kit composto por 3 copinhos de papel; cada um deles representando uma característica sensorial diferente, todos armazenados em uma cinta de papel para transporte, repleta de informações sobre o universo dos cafés especiais. Essa abordagem permite que o cliente se descubra no universo dos cafés de forma sustentável, isto porque as tampas com as informações dos micro lotes podem ser colecionadas e os copos, assim como a cinta podem ser reutilizados de diversas maneiras.
O QUE É O PROJETO?
Apresentamos um projeto de embalagem com viés sustentável e promocional, composta por 3 copinhos de papel e uma cinta para transporte, formando assim um kit com jeito de mimo e presente. Cada elemento da embalagem foi projetado de forma a ser reutilizado, incentivando o seu uso consciente de formas lúdicas e criativas. Cada copinho tem a capacidade de 60 gramas de café, o ideal para o preparo de 1 litro de bebida. Cada tampa de copo possui dados sobre os produtores e características do café. A cinta possui informações sobre preparos, processos de beneficiamento e tipos de grão, além de contar com uma rodas dos sabores que auxilia o cliente a entender as características sensoriais de cada café. Todas as partes da embalagem são reutilizáveis e recicláveis.
QUAL O OBJETIVO?
O objetivo do nosso projeto é apresentar o universo dos cafés especiais, em particular os produzidos por pequenos produtores, de uma forma lúdica, didática e sustentável. A nossa embalagem não é para o café de uso cotidiano, mas sim uma plataforma para orientar um consumo mais consciente de um produto artesanal, de alto valor agregado, que envolve a dedicação de muita gente, auxiliando as pessoas a descobrirem nesse mundo de cafés, aquele que melhor satisfaz o seu paladar, através de degustações mais comparativas e exploratórias. O projeto também foca na prevenção de descarte, incentivando o pós uso de todos os elementos da embalagem, nesse sentido, projetamos uma tampa que pudesse ser colecionada e um copo e cinta que fossem reutilizáveis, ou, mesmo que descartados, fossem recicláveis.
DEFESA:
A nossa embalagem é de fácil fabricação, baixo custo e customizável. O processo de montagem é simples e rápido. A jornada de escolha do café, moagem (ou não) e selamento da embalagem, pode acontecer na frente do cliente, como uma experiência. A embalagem em si tem um aspecto lúdico e serve como presente, além de ser customizável tanto nas áreas de informações técnicas (sobre os produtores de café), como na parte de ilustração, permitindo edições especiais com artistas da cidade. Todos os materiais são recicláveis e o pós uso da embalagem foi pensado com igual dedicação que o uso dela, nesse sentido, a tampa foi desenhada para ser colecionável, bem como o copo pode ser usado como copo, vaso, chocalho; e a cinta pode ser reutilizada para compra de mais copinhos.
FICHA TÉCNICA
Design Gráfico: Dimitri Lociks
Design de embalagem: Dimitri Lociks
Ilustração: Yauheniya Bandaruk e Dimitri Lociks
Redação: Lina Pimentel e Dimitri Lociks
Fotografia: Claraboia Filmes
Vídeo: Claraboia Filmes
Impressão e Fabricação das embalagens: Copack
O nosso projeto procura conscientizar o consumidor sobre o universo dos cafés especiais, valorizando produções pequenas e de origem familiar, como também convida o cliente a redescobrir novos sabores, formas de preparo e tipos de café, estimulando um consumo mais diversificado, de acordo com o que a natureza oferece de forma espontânea. O projeto também estimula uma mudança de comportamento, onde cada item da embalagem pode ser reutilizado de várias maneiras, evitando desperdícios e estimulando a criatividade.
A embalagem de Café “Quanto” representa a singularidade do design brasileiro, que enfrenta dificuldades com leveza e criatividade, fazendo muito com pouco, sempre com bom-humor e responsabilidade. A nossa embalagem é de fácil fabricação, baixo custo e customizável, com soluções capazes de tornar esse produto acessível a todos. O processo de montagem é simples e rápido e a valorização do produtor local é patente, em uma equação onde todos ganham. Pensando nessa síntese, acreditamos que o nosso projeto apresenta uma iniciativa que contempla muitos e gira toda uma cadeia produtiva que se estende para além economia criativa e, por isso, merece ganhar o Prêmio Brasil Criativo.
A embalagem em si tem um aspecto lúdico e serve como presente, além de ser customizável tanto nas áreas de informações técnicas (sobre os produtores de café), como na parte de ilustração, permitindo edições especiais com artistas da cidade. Todos os materiais são recicláveis e o pós uso da embalagem foi pensado com igual dedicação que o uso dela, nesse sentido, a tampa foi desenhada para ser colecionável, bem como o copo pode ser usado como copo, vaso, chocalho; e a cinta pode ser reutilizada para compra de mais copinhos.
“Quanto Café” é um projeto de embalagem para cafés especiais, com foco na experiência do cliente no uso e pós uso do produto. Essa abordagem permite que o cliente se descubra no universo dos cafés de forma sustentável, isto porque as tampas com as informações dos micro lotes podem ser colecionadas e os copos, assim como a cinta podem ser reutilizados de diversas maneiras. Todo esse conjunto promove toda a cadeia produtiva que envolve o café especial:
1 – O pequeno produtor rural tem o seu trabalho divulgado e valorizado através do design
2- O beneficiador que faz a torra imprime a sua marca e tem o seu trabalho valorizado e divulgado junto ao público consumidor
3 – A indústria local de embalagem é beneficiada
4 – O consumidor aumenta o seu conhecimento sobre cafés especiais de forma sustentável e socialmente responsável
Amantes de cafés ou pessoas curiosas que queiram se introduzir na área
Desafio. Criar uma embalagem que introduzisse as pessoas no universo dos cafés especiais, criando uma experiência colecionável, com foco em sustentabilidade, responsabilidade social e baixo custo de produção. Criamos então um sistema composto por 3 copinhos com capacidade para 90 gramas, cada um deles com um perfil distinto de café, para uma dose única e reveladora de novos sabores. O conjunto dos 3 copos vem envolto em uma cinta de papel, que funciona como sacola e como caderno de instruções, com informações sobre os cafés especiais, roda de sabores, dicas de preparo etc. Fora as embalagens pequenas, desenvolvemos a embalagem grande, para 250 gramas, reutilizável e no formato de copo de 750 ml.
Conquistas. a embalagem ganhou o coração dos clientes e teve inúmeros desdobramentos. Passou a ser usada como brinde corporativo por marcas importantes, ampliando a base de clientes do Quanto, além de fortalecer a venda de cafés com perfis exóticos e difundir o conhecimento sobre cafés especiais junto ao público interessado. A embalagem ganhou medalha de Prata no Brasil Design Awards 2022 e foi finalista no prêmio Brasil Criativo 2022.